A menor unidade da vida

Seres vivos formados por uma única célula são chamados unicelulares. Já os seres pluricelulares são aqueles formados por várias células, que podem se organizar em diferentes tecidos, cada um desempenhando funções distintas no organismo. Para estudar as células e seus componentes, é preciso um olhar especial, um olhar microscópico. Para expandir a nossa visão sobre o assunto, propomos as seguintes oficinas:

OFICINA 1: Os mistérios da célula

Esta oficina começa com olhos atentos à lupa e ao microscópio. Com esses equipamentos, os participantes poderão perceber as diferenças entre as células animais, vegetais e as dos fungos. O desafio seguinte é investigar o metabolismo das células realizando experimentos que avaliam o consumo de nutrientes e a produção de algumas moléculas, como o gás carbônico. Com base nas próprias observações, eles estarão prontos para formular e responder muitas questões. As mais frequentes são: as células são todas iguais? A célula respira? As células se alimentam? Há diferenças entre as células de uma criança e as de um adulto? O líquido de uma flor tem células?

OFICINA 2: A multiplicação e a divisão dos micro-organismos

Uma conversa entre a biologia e a matemática é a proposta desta oficina. Sabemos que os micro-organismos estão por toda parte, e que alguns deles nos causam problemas, como aqueles responsáveis pelo mofo nos alimentos e os que provocam doenças. Outros, porém, são importantes em vários processos que estão presentes em nosso cotidiano, como a produção de queijo, iogurte, pão, bebidas… Nas atividades desta oficina, os participantes realizam vários experimentos para medir o crescimento de uma população de micro-organismos. Como muitos são unicelulares, é possível trabalhar com a divisão celular como forma de multiplicação do número de indivíduos na população. Isso possibilita a abordagem de conceitos biológicos, obviamente, mas também permite praticar operações matemáticas, preparar tabelas e construir gráficos. Sem falar que o envolvimento faz surgir perguntas que a mão na massa e o olho no microscópio ajudam a responder. Exemplos? Como são as leveduras? A temperatura pode influenciar a taxa de crescimento de um micro-organismo? Como se pode medir o crescimento das bactérias? Por que é possível crescer micro-organismos em alimentos? Os micro-organismos isolados de diferentes substâncias são os mesmos?

Veja outros temas.