Quem Somos

Andrea T. Da Poian

Olá! Sou bióloga, doutora em química biológica e somo mais de 20 anos de trabalho em pesquisa e ensino na área de bioquímica. Sou professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Desde o início da minha carreira, além de pesquisar sobre a interação dos vírus com as células que eles infectam, também me dedico à educação em ciências, atuando na formação científica de professores e alunos da educação básica. Coordeno cursos experimentais de curta duração para este público e tenho ampliado esta iniciativa para além da UFRJ, em municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, e em cidades e comunidades ribeirinhas no Estado do Pará. Desde 2008, lidero um dos grupos da Rede Nacional de Educação e Ciência. Atuo também na área de divulgação científica – atualmente sou editora científica de Ciências Biológicas das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças.

Luisa A. Ketzer

Muito prazer! Sou bióloga, doutora em química biológica e professora do Polo Xerém da UFRJ, onde atuo em projetos de pesquisa em metabolismo bioenergético e extensão universitária. Desde 2004 participo de projetos de educação em ciências, realizando mais de 20 cursos experimentais de curta duração para alunos da educação básica nas férias escolares no Rio de Janeiro e em outros Estados, como Bahia e Pará. Tenho grande interesse em divulgação científica e participo anualmente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em espaços públicos, como praças.

 

Carolina A. C. A. Braga

Olá! Sou biomédica, doutora em Química Biológica e professora no Pólo de Xerém da UFRJ desde 2011, onde ministro aulas sobre metabolismo. Atuo em projetos de pesquisa estudando bioquímica de proteínas amiloidogênicas, responsáveis pelas Doenças de Parkinson e Alzheimer, e também em extensão universitária. Participo de cursos voltados para alunos e professores da educação básica tanto em Xerém quanto em outros estados, como o Pará. Além disso, participo anualmente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um evento em que levamos atividades científicas para a população em locais públicos.

 

Thaís Cristtina Neves Martins

Olá! Sou bioquímica e faço doutorado em Química Biológica na UFRJ. Além do meu interesse em estudar a proteína do capsídeo do vírus dengue, tentando entender seu movimento, sua estabilidade e sua interação com alvos intracelulares, desde a minha graduação na Universidade Federal de Viçosa (MG) me mantenho vinculada em projetos de extensão. É muito prazeroso desenvolver uma atividade paralela ao trabalho de bancada,  ainda mais se tratando de questões educacionais. Dessa forma, ministrava cursos de formação continuada para professores de ciências da rede pública de ensino, trabalhava no projeto Bioquímica nas Escolas a fim de abordar de forma lúdica o ensino da Bioquímica no Ensino Médio e na área de divulgação científica, fui membro do corpo editorial do Boletim Biopesb. Atualmente, no projeto Ser Cientista, ministro cursos experimentais de curta duração para crianças da educação básica.

Nathane Cunha Mebus

Sou graduada em Biomedicina, membro do laboratório de Bioquímica de Vírus, coordenado pela Dra Andrea Thompson da Poian, desde 2015. Atualmente, sou mestranda em Química Biológica no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo mesmo laboratório, desde 2016. Desenvolvo pesquisas relacionadas à estrutura do capsídeo do vírus da dengue, trabalhando mais especificamente com a proteína do capsídeo. Desde 2017, atuo no projeto Ser Cientista, como monitora, que é uma experiência enriquecedora, onde aprendo sobre a importância de transmitir conhecimento e levar ciência para crianças e adolescentes de diferentes escolas. 

 

 Tatiane Vitaczik Campanucci

 Oi! Sou bióloga, mestre em Formação Científica para Professores de Biologia e atuo como professora da educação básica há 15 anos. Desde a graduação me interesso por educação em ciências. Já participei de várias atividades relacionadas com esse assunto. Em 2017 ingressei no curso de doutorado para aprofundar ainda mais meus estudos nesta área.

Matheus Rodrigues Freitas da Silva

Olá! Sou graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aluno de iniciação científica no Laboratório de Bioquímica de Virus. Atualmente, participo como monitor do curso de férias ministrado pelas professoras Luisa A. Ketzer e Carolina A. C. A. Braga no Polo da UFRJ em Xerém.